segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


Quatro passos simples para a memorização

Há quatro passos simples para a memorização da Escritura. Vamos usar 1 Pedro 2.24 como um exemplo: “e Ele mesmo carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro, para que pudéssemos morrer para o pecado e viver para a justiça; porque por suas chagas fostes sarados”.
Passo 1: Localização
O primeiro passo é memorizar a localização, não o versículo em si. A razão para isso é que se você esquecer o versículo, mas memorizou a sua localização, poderá sempre localizá-lo. Primeiro memorize a localização: “1 Pedro 2.24”. Diga “1 Pedro 2.24” várias vezes. Não se preocupe de início com o que diz a passagem, apenas memorize a sua localização. Tenha certeza de que quando você falar 1 Pedro 2.24 isso flua suavemente dos seus lábios. Pronuncie 1 Pedro 2.24 enfatizando diferentes sílabas. Fale 1 Pedro 2.24, ou 1 Pedro 2.24 ou 1 Pedro 2. 24 ou ainda 1 Pedro 2.24. Mas fale 1 Pedro 2.24 tantas vezes quanto necessário para que quando você disser isso seja tão natural quanto respirar.
Passo 2: Ponto essencial
O segundo passo é estudar o ponto essencial ou cerne do versículo. No nosso exemplo ele é muito simples – “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro.” Diga, “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro” de diferentes formas. Diga “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro”, ou “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro”, ou “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro” etc. Mas fale “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro” tantas vezes quanto necessário para que quando você falar “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro” isso seja tão natural quanto falar 1 Pedro 2.24 (um tanto repetitivo, não é?).
Passo 3: Associação
A terceira parte é mais divertida. É quando você associa os dois numa só coisa. Fale “1 Pedro 2.24 é Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro. Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro é 1 Pedro 2.24. 1 Pedro 2.24 é Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro…” Fale isso muitas vezes, cerca de dez vezes. Se você fizer isso, logo logo irá memorizar. Essa parte da associação é importante porque ajuda você a pensar numa das partes sempre que pensar na outra. Por exemplo, se alguém pedir a você “Onde está escrito que Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo?” você imediatamente responderá dizendo “1 Pedro 2.24”. Isso funciona.
Passo 4: Um pedaço de papel
O quarto e último passo é pegar um pedaço de papel com linhas, de 8 polegadas e meia por 11 polegadas (N.T.: 1 polegada = 2,54cm) e riscar uma linha vertical de uma polegada a partir do lado esquerdo. Escreva a localização do versículo na coluna da esquerda do seu papel e no lado direito escreva o versículo. Faça isso com todos os versículos que desejar memorizar. Dobre o papel, coloque-o em seu bolso ou bolsa e carregue-o aonde quer que você vá. Quando esquecer um versículo ou a sua localização simplesmente tome o papel e refresque a sua memória. Logo você terá memorizado mais de cem versículos. A memorização é como um exercício. Quanto mais você o praticar, mais fácil ele se tornará a você; quanto menos você se dedicar a ele mais se tornará árduo. Portanto faça isso. Se você seguir esse procedimento a sua mente se tornará como uma esponja, você acabará memorizando toda espécie de coisas com a maior facilidade, como quantas meias há na sua gaveta, tudo o que está na sua geladeira e mesmo onde estão as chaves do seu carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário